RIO BRANCO
Pesquisa revela que o Estado do Acre registrou menor número de queimadas desde 2017
De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve uma redução significativa de 45% nos focos de queimadas em 2023, marcando o menor índice dos últimos seis anos.
Em comparação com o ano anterior, que registrou quase 12 mil focos, o número de queimadas em 2023 caiu para 6.562. Essa queda expressiva é um sinal positivo de que as medidas de prevenção e conscientização estão surtindo efeito.
O município de Feijó se destacou mais uma vez, liderando o ranking com 1207 focos, representando 18,4% do total do Acre. Outras cidades como Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Cruzeiro do Sul também apresentaram números expressivos. Por outro lado, Senador Guiomard e Plácido de Castro registraram os menores números, com apenas 37 e 36 focos, respectivamente.
Essa redução nos focos de queimadas acompanhou a diminuição dos alertas de desmatamento. Os dados da plataforma Terra Brasilis do INPE mostram que o desmatamento caiu de 585,12 km² em 2022 para 54,53 km² no ano passado.
Entre janeiro e outubro de 2023, os alertas de desmatamento tiveram uma redução de 71%, enquanto os focos de queimadas diminuíram em 41% no estado do Acre. Esses números indicam um avanço significativo na preservação da natureza e na conscientização sobre a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente.