Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Pesquisador Davi Friale prevê diminuição das chuvas e vazante do rio Acre

Publicado em

O pesquisador Davi Friale compartilhou suas perspectivas sobre o período de chuvas e cheias do rio Acre na capital acreana nesta terça-feira, 27. Contrariando algumas opiniões, Friale negou que as últimas cheias no estado tenham relação com as mudanças climáticas.

De acordo com Friale, as chuvas em todo o Acre devem dar uma trégua a partir de amanhã, quando o rio Acre começará a apresentar vazante. Ele explicou que o riozinho do Rola, principal causador das enchentes na região, já está diminuindo, assim como o rio Xapuri. O pesquisador esclareceu que muitos acreditam que Assis Brasil e Brasileia são os responsáveis pelas enchentes na capital, mas na verdade, a contribuição dessas águas é praticamente insignificante. Ele citou como exemplo o fato de que no ano passado, durante a grande enchente, Assis Brasil e Brasileia sequer ultrapassaram a cota de alerta.

Friale também refutou a ideia de que as enchentes recentes no Acre tenham sido acentuadas por uma mudança climática causada pelo homem. Para ele, a noção de mudança climática é uma estratégia para manipular nossas mentes. Ele argumentou que o que ocorre na realidade é uma variação climática natural, influenciada pelo sol.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress