Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Pico de nova onda de Covid-19 e gripe no AC deve se estender até o fim de março, diz Sesacre

Publicado em

Foto: Reprodução
A secretária de Saúde do Estado, Paula Mariano, apresentou nesta quarta-feira (12) à governadora em exercício Waldirene Cordeiro uma atualização panorâmica sobre a situação epidemiológica em que vive o Acre, diante do aumento de casos de gripe e covid-19.

Os dados mostram que a sazonalidade com o aumento dos casos de internações pelas duas doenças desenvolve-se entre a segunda quinzena de janeiro e a segunda quinzena de março.

A previsão é de que o pico se estabeleça em fevereiro e comece a baixar no fim do mês de março, de acordo com a titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Continua depois da publicidade

Em seu discurso, Mariano enfatizou a importância da vacinação contra os vírus.

“Estamos recebendo um aumento significativo da procura nas unidades de saúde por conta da gripe e de casos da covid-19. Estamos orientando que procurem o Into [Instituto de Traumatologia e Ortopedia], unidade de referência para o tratamento de síndromes respiratórias. Também estamos frisando sobre a importância da vacinação. Trata-se da forma mais eficaz que temos de virar essa página e evitar cenários mais críticos”, explicou a gestora em entrevista à Agência de Notícias do Acre.

Continua depois da publicidade

“A maioria dos casos graves de internação que chegam ao Into são de pessoas que não se vacinaram ou que não completaram o esquema vacinal orientado pelo Ministério da Saúde. Esse dado faz parte de um levantamento feito pela própria secretaria. Além de mutirões, o governo tem se empenhado em levar as doses da vacina contra a covid-19 mesmo em locais de difícil acesso, para garantir a imunização do maior número de pessoas possível”, finalizou.

Cordeiro, que assume interinamente o governo até o retorno de Gladson Cameli, garantiu que a reunião foi proveitosa e muito importante para a elaboração de novas estratégias por parte do executivo.

“A reunião foi proveitosa, pudemos ter uma avaliação da atual situação em que se encontra o Acre, relacionado à covid e à gripe, fizemos um apanhado das ações e estamos atentos às movimentações futuras. Acredito que se a população colaborar não precisaremos passar pelo que já passamos, seja mantendo os cuidados, usando máscaras e mantendo a vacinação em dia”, frisou.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement