RIO BRANCO
Prefeitura de Rio Branco ativa plano de contingência para enchentes
Com a época de chuvas se intensificando e o nível do Rio Acre e dos igarapés em constante monitoramento, a Prefeitura de Rio Branco está em alerta máximo, reforçando as ações do Plano de Contingência para lidar com possíveis enchentes. A primeira fase do plano, que inclui a preparação de abrigos para as famílias em risco, já está em andamento, com o Parque de Exposições sendo preparado para receber a população caso necessário.
O prefeito em exercício, Alysson Bestene, garante que a Prefeitura está trabalhando de forma preventiva, planejando e organizando todas as ações para atender às necessidades da população durante o período de chuvas. “Estamos preparados para qualquer eventualidade relacionada às cheias do Rio Acre e dos igarapés, priorizando a segurança e o bem-estar dos nossos munícipes”, afirmou.
O Parque de Exposições, que já abrigou cerca de 1.100 famílias em anos anteriores, tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas diariamente, dependendo da gravidade da situação. A estrutura do local está sendo preparada para oferecer abrigo e suporte às famílias afetadas por possíveis alagamentos.
“A série histórica de cheias da cidade nos ensinou a importância da prevenção e da preparação”, destaca Cláudio Falcão, coordenador municipal de Defesa Civil. “Nossas equipes estão em alerta constante, monitorando o nível do Rio Acre e os igarapés. A partir do momento em que o rio ultrapassar a cota de transbordamento, que é de 14 metros, entraremos em ação, com equipes e recursos prontos para atender a população”, finaliza.
A Prefeitura de Rio Branco, com o apoio da Defesa Civil e demais órgãos, reforça a importância de a população se manter informada sobre as condições climáticas e as orientações das autoridades, buscando abrigo em locais seguros em caso de necessidade.