RIO BRANCO
“Prêmio Chico Vive” busca jovens líderes ambientais para honrar legado de Chico Mendes

São Paulo, SP – Em uma homenagem ao legado do líder seringueiro Chico Mendes, o “Prêmio Chico Vive” lança sua primeira edição buscando reconhecer e valorizar jovens lideranças socioambientais de todo o Brasil. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, 26 de setembro, no site www.chicovive.com.
A iniciativa visa identificar ativistas com idades entre 15 e 30 anos que demonstrem um forte engajamento político, comunitário e ambiental, propondo soluções concretas e transformadoras para suas regiões. O prêmio busca destacar jovens que, à semelhança de Chico Mendes, unem a luta pela justiça social à defesa do meio ambiente.
Seis jovens, representando cada um dos biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas – serão premiados por suas iniciativas. Além do reconhecimento individual, os vencedores integrarão a “Rede Chico Vive”, um espaço de intercâmbio de experiências e fortalecimento de causas ambientais em âmbito nacional.
Promovido pelo Estúdio Escarlate e pela Plataforma Chico Vive, com o apoio do Banco do Brasil, o prêmio tem como objetivo identificar e impulsionar líderes capazes de mobilizar comunidades em torno de soluções sustentáveis. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 23 de outubro, no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, e contará com apresentações culturais inspiradas nos biomas brasileiros.
O “Prêmio Chico Vive” é uma oportunidade para celebrar o legado de Chico Mendes e dar visibilidade aos jovens que estão trabalhando para construir um futuro mais justo e sustentável para o Brasil.
