Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Previsão do tempo: Calorão intenso nos próximos dias em diversas regiões do Brasil; confira

Publicado em

A semana promete ser marcada por tempo seco e altas temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do país. Enquanto isso, no Centro-Oeste, são esperadas pancadas de chuva isoladas, com volumes variando entre 10 e 50 mm, dependendo da localidade.

No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) trará chuvas em áreas do centro-norte, enquanto o norte do país terá nebulosidade e pancadas isoladas.

Na região Norte, a semana começará com a ZCIT ainda espalhando muita nebulosidade no norte do Pará e leste do Amapá. No norte de Roraima, o tempo permanecerá firme, enquanto nas demais áreas predominará o sol com tempo abafado e pancadas isoladas de chuva com trovoadas.

Continua depois da publicidade

É importante destacar que o acúmulo de chuva diminuirá em todas as áreas. No Acre, Rondônia, Amazonas, Tocantins e restante do Pará, os volumes variam entre 20 e 30 mm. Roraima enfrentará uma semana quente e seca, com temperatura máxima na casa dos 37°C, o que pode gerar déficit hídrico e risco para focos de incêndio na região.

No Sul, o ar quente e seco predominará nos três estados durante a semana, com temperaturas máximas que podem chegar a 36°C em algumas regiões. As chuvas serão escassas, com exceção da faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, onde podem ocorrer trovoadas isoladas com acumulados de chuva abaixo de 10 mm. O calor intenso persistirá até o final da semana, quando uma nova frente fria se aproxima e muda o clima nos três estados da região.

No Sudeste, a segunda-feira será de tempo ensolarado, com poucas nuvens. No final da tarde, há possibilidade de trovoadas isoladas em áreas típicas de verão. As temperaturas máximas serão elevadas, podendo atingir 35°C em São Paulo e no Triângulo Mineiro. A previsão do tempo para os próximos dias indica clima seco e quente em grande parte do Sudeste, o que pode agravar a restrição hídrica em áreas já afetadas, como São Paulo e o Triângulo Mineiro. Na região Centro-Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, são esperadas chuvas com acumulados em torno de até 50 mm.

No Centro-Oeste, a segunda-feira será de tempo firme no extremo sul do Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas haverá formação de nuvens ao longo do dia, resultando em pancadas de chuva com raios à tarde. No Distrito Federal, a chuva pode ocorrer também pela manhã. As temperaturas elevadas são uma preocupação para a semana, com os termômetros podendo chegar a 37°C no oeste de Mato Grosso do Sul e centro-sul de Mato Grosso, o que pode causar estresse hídrico e térmico nas culturas de milho 2ª safra, algodão e gado em confinamento. O acumulado de chuva semanal ficará mal distribuído nos três estados, com volumes entre 10 e 20 mm em Mato Grosso do Sul, 20 e 30 mm em Mato Grosso, e 40 e 50 mm em Goiás. Apesar da má distribuição, a chuva não deve atrapalhar as atividades no campo, como a semeadura do milho 2ª safra e a colheita de soja.

Na região Nordeste, na Bahia, a previsão indica tempo firme no centro-sul do estado nesta segunda-feira. Nas demais áreas, o sol predominará com chuvas passageiras. Na faixa litorânea entre Alagoas e Paraíba, e no norte do Maranhão, são esperadas chuvas com trovoadas a qualquer hora. A partir da tarde, ocorrerão chuvas com trovoadas também na região de Salvador e em todas as demais áreas.A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará trazendo os maiores volumes de chuva para o centro-norte do Maranhão, centro-norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com acumulados que podem chegar a 50mm nos próximos dias.

Essas chuvas são benéficas para o crescimento das plantações e a manutenção das pastagens. No geral, o clima será favorável para os trabalhos no campo, com destaque para o plantio do milho segunda safra e a colheita da soja.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress