Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Problemas elétricos afetam escolas estaduais na capital do Acre

Publicado em

A redação do Na Hora da Notícia recebeu a denúncia de que algumas escolas estaduais de Rio Branco estariam tendo constantes curto circuitos e quedas de energia. Até o momento, as escolas citadas são Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, e Clícia Gadelha, no São Francisco.

A escola Clícia Gadelha chama a atenção, pois passou por uma reforma há dois anos e logo após isso passou a apresentar constantes problemas em sua estrutura física.

Ao NHN, o coordenador da unidade, Jorge Neto, relatou as consequências para os alunos, como a perca de aulas, e para os professores, que tem repor.

Continua depois da publicidade

“Atrasa o final do conteúdo e sem falar dos transtornos, pois, além das quedas constantes, temos um problema grave com nossos ares-condicionados não suportam e não funcionam adequadamente. Então não gela as salas e em dias de calor forte, os alunos ficam desconfortáveis e os professores também”.

Ainda segundo Jorge, a situação já foi reportada à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), por meio de ofícios, nos quais foram perdidos providências.

“Já veio gente da educação, inclusive, engenheiros elétricos, para ver que tinha que ser feito uma subestação na escola e que ela iria sair esse ano. Suportamos isso por dois anos, pois disseram que ela seria construída antes do início do ano letivo, mas ela não foi concluída”, diz o coordenador, que completa falando que, somente este ano, esta é a segunda vez que precisam liberar os alunos por conta de queda de energia.

Neto fala ainda que, no ano passado, o disjuntor pegou fogo e que a Secretaria de Educação fala que vai resolver e não resolve. O problema prejudica toda a comunidade escolar, pois não tem como dar procedimento aos trabalhos burocráticos da escola em questão de secretaria e coordenação, porque energia não tem no prédio. Isso sem falar em outros problemas estruturais do prédio, como os azulejos quebram, constantemente sozinhos, o forro do teto cai, o prédio ta se movimentando, está rachando. Isso tudo após a SEE entregar a escola como sendo reformada há 1 ano e meio atrás”.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria que emitiu a seguinte nota.

Nota de Esclarecimento

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) informa que o projeto para a instalação de uma subestação de energia na Escola Estadual Clícia Gadelha foi aprovado e na próxima segunda-feira, 18, já terá início o trabalho de adequação da rede elétrica para o recebimento da subestação. A equipe gestora da escola tem sido informada sobre o andamento de todo o processo.

Quanto às questões estruturais, em 2022, a unidade recebeu investimentos de manutenção e reforços pontuais na infraestrutura; porém, é sabido também que, infelizmente, a Escola foi construída em uma região na qual o solo tem constante movimentação, o que acaba provocando esses problemas recorrentes.

Rio Branco-AC, 15 de março de 2024

Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress