RIO BRANCO
Procura por atendimento gripal sobrecarrega UPA’s em Rio Branco

O aumento da procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Branco devido a sintomas gripais tem sido um desafio para a cidade. As unidades de saúde estão enfrentando um maior fluxo de pacientes, o que resulta em um aumento do tempo de espera e gera insatisfação por parte dos usuários. Muitos relatam sintomas comuns, como dores pelo corpo, febre e coriza.
Pacientes como Gabriel Duarte, que tem sentido os sintomas há dois dias, buscam atendimento nessas unidades. Ele relata que a espera é longa e que há muitas pessoas com os mesmos sintomas. Felizmente, os exames indicaram que se trata apenas de uma gripe forte.
Antônia do Nascimento levou seu pai, Augusto Nascimento, de 62 anos, para uma consulta com os mesmos sintomas. Ela destaca que essa é uma gripe muito forte que não pode ser curada apenas com remédios simples. O atendimento nas UPAs permite o acesso a medicamentos mais fortes e a realização de exames.
A quantidade de pacientes que buscam atendimento nas UPAs reflete o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Rio Branco, principalmente causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e pelo vírus da gripe influenza A, conforme apontado pelo Boletim InfoGripe Fiocruz. As mortes relacionadas à SRAG continuam mais altas entre os idosos, mas a circulação do VSR tem gerado um aumento expressivo na mortalidade entre crianças de até dois anos de idade, ultrapassando os casos associados à Covid-19 nas últimas semanas.
A pediatra Caroline Andrade explica que o VSR é um vírus respiratório comum, que geralmente causa sintomas semelhantes a um resfriado. Porém, ele pode ser mais grave em bebês e crianças, especialmente naqueles que são prematuros, têm menos de 6 meses de idade ou possuem comorbidades.
A vacinação contra a gripe é uma das formas de prevenir a morte por SRAG causada pela influenza A. É importante diminuir o risco de agravamento de um resfriado que pode levar a internações e, potencialmente, a óbitos. Além da vacinação, recomenda-se repouso e isolamento para aqueles que apresentam sintomas gripais.

You must be logged in to post a comment Login