RIO BRANCO
Professores da Ufac decidem suspender greve sem data definida para retorno às aulas
Em uma assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira, 3, os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovaram a pauta “Aprovação dos princípios norteadores para uma retomada das atividades docentes e apreciação sobre o encerramento da greve docente na Ufac”. A decisão foi anunciada através do perfil da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (ADufac) no Instagram.
Após intensos debates e a aprovação dos princípios que guiarão a retomada das atividades, a assembleia deliberou, por unanimidade, pela suspensão da greve a partir desta quarta-feira, com a previsão de retorno das atividades para a próxima segunda-feira, 8 de julho. No entanto, a data para o reinício das aulas está condicionada à aprovação do calendário acadêmico pelo Conselho Universitário.
O comunicado ressaltou o vigor sindical demonstrado pelos docentes durante os 61 dias de greve, destacando a falta de prioridade dada ao ensino, pesquisa e extensão nos investimentos da universidade, bem como as condições precárias de trabalho e ensino que foram amplamente discutidas durante o período de paralisação. Graças à determinação dos professores em luta, diversas conquistas já estão em processo de implementação.
A ADufac também mencionou a postura inflexível da reitoria em relação à assinatura do acordo dos consensos em mesa de negociação e à criação de um grupo de trabalho para debater as demais demandas após o término da greve. Segundo a associação, essa atitude não deve prejudicar a comunidade acadêmica. “A derrota não é nossa, mas sim da própria democracia na Ufac. Seguimos, inspirados por Paulo Freire, na esperança de que a gestão superior da Ufac ‘diminua a distância entre o que se diz e o que se faz'”, ressaltou o comunicado.