RIO BRANCO
Programa de pós-graduação da Ufac anuncia paralisação das atividades
O Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou a paralisação de suas atividades, alegando a necessidade de recursos para infraestrutura e outras questões educacionais que possibilitem a continuação do programa.
O colegiado do PPGLI alega que foi enviado um documento com as solicitações das demandas para a reitora da universidade, Margarida Aquino, que ainda não se manifestou sobre o assunto.
Entre as pautas levantadas para continuidade do programa estão: recursos institucionais para a viabilização de pesquisas e de produção bibliográfica, de participação em eventos nacionais e internacionais, de mobilidade estudantil, de participação em missões de estudo e estágios no Brasil e no exterior, de participação de professores e pesquisadores de outras instituições em bancas de defesas de teses e dissertações.
A comunidade acadêmica denuncia, ainda, os prejuízos que a falta de recursos vem causando para a infraestrutura do prédio onde funciona o programa. Alguns como: o fechamento da sala de estudos; precarização do acesso à rede de internet nos espaços de funcionamento do Programa; a obstrução total ou parcial das janelas de circulação de ar e entrada de luz natural nos corredores do bloco em que estão alojados os espaços de trabalho e de estudo de docentes e de discentes.
O PPGLI questiona também, a falta de recursos para passagens aéreas e diárias, que possibilitam a realização das bancas de defesas de Mestrado e de Doutorado. Os recursos também servem para assegurar a participação de professores e alunos em eventos, missões de estudo e estágios em outras instituições nacionais e internacionais.
A comunidade acadêmica solicita, ainda, a implantação de uma política de pós-graduação, indispensável para o fortalecimento de todos os programas de pós-graduação da instituição.