Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

PS tem sala com mais de 50 pacientes acima do permitido

Publicado em

“Estamos no limite entre a vida e a morte. Correm riscos os profissionais extremamente exaustivos, e os pacientes sem atendimento à altura”. A declaração é do enfermeiro, vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre, Adailton Cruz. Segundo ele, a situação no setor de emergência do pronto-socorro de Rio Branco, referência para o estado, está em decadência.

“Com o suporte para 12 pessoas, tem hoje 30 pacientes em estado gravíssimo. A emergência clínica, que atende 12 pessoas, amanheceu com 29. O mesmo ocorre com a observação médica, que suporta 25, tinha 70 pacientes. É um absurdo”, afirma Cruz.

O vereador diz que vai enviar ofício ao Ministério Público solicitando intervenção no maior hospital da capital. “Estou enviando o mesmo pedido à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e ao Conselho Estadual de Saúde. A situação é gravíssima e algo precisa ser feito”, comentou o enfermeiro, que também trabalha no local.

Continua depois da publicidade

O pronto-socorro do HUERB, além de atender pacientes de todo estado, é também responsável em atender pessoas que vêm da Ponta do Abunã, em Rondônia, e do Sul do Amazonas, Boca do Acre, por exemplo. Nos últimos anos, vários setores foram desativados, como 2 salas de observação, uma sala de observação de traumas e uma sala semi-intensiva. Atualmente a situação está sem controle devido ao excesso de pacientes.

De acordo com Adailton Cruz, a intervenção é a solução para os problemas do HUERB que são muitos. “Estou com toda a documentação pronta. O cenário é grave e estou enviando ao MP, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e ao Conselho Estadual de Saúde pedindo a intervenção. Já pedi à Secretaria de Saúde a criação de mais um setor com a quebra de padrão de emergência. A estrutura atual não comporta. Tem que ter leitos, tem que ter profissionais”, conclui o vereador.

Propaganda
Advertisement