RIO BRANCO
Reparos da ponte metálica custará aos cofres públicos quase R$ 3 milhões, segundo Deracre
O Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) anunciou o custo de mais de R$2,6 milhões para realizar as obras na Ponte Metálica em Rio Branco, após quase dois meses de interdição. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (18).
Conforme o documento assinado em 15 de setembro pelo diretor temporário Sócrates Guimarães, o contrato terá duração de 180 dias e tem como objetivo fazer melhorias na estrutura e elevar a ponte sobre o Rio Acre.
O Deracre disse que acham que a empresa que ganhou a licitação vai começar as obras na próxima semana.
Em 12 de setembro, foi mostrado um plano de conserto da estrutura, que já incluía reparos urgentes na ponte, devido ao tráfego intenso no centro da capital do Acre.
A ponte foi fechada depois que as equipes do Deracre descobriram que algumas partes da estrutura estão enferrujadas e gastas, o que pode afetar a estabilidade da ponte. Construída há mais de 50 anos, a ponte une duas partes da cidade de Rio Branco e está fechada desde o dia 22 de julho para ser renovada.
No mesmo dia em que foi bloqueada, foi dado um comando para que os trabalhos de conserto e recuperação fossem realizados. Após a finalização do projeto, o documento será enviado à Procuradoria-Geral do estado para verificar a possibilidade de realizar de forma urgentemente.
Sobre a interdição
Já é a terceira vez que isso acontece este ano. Entre o final de março e início de abril, a Ponte Metálica foi fechada por 18 dias devido à enchente do Rio Acre e a presença de muitos objetos flutuantes embaixo da ponte. A segunda vez aconteceu apenas durante a noite, no dia 17 de abril.
De acordo com o governo do Estado, o Deracre emitiu um relatório técnico sugerindo que a estrutura precise ser reformada e que a passagem de carros e pessoas seja interrompida.
A RBTrans e o Detran-AC são responsáveis pelo trânsito no Centro de Rio Branco e no acesso ao Segundo Distrito. A Ponte Coronel Sebastião Dantas, também conhecida como Ponte de Concreto, funciona no sentido de mão dupla.