Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Rio Acre aumenta nível do manancial, mas o cenário ainda preocupa as autoridades

Publicado em

Durante esta semana, o Rio Acre apresentou um aumento significativo em seu nível, o que reflete as condições climáticas adversas que o estado tem enfrentado este ano. Em Rio Branco, a capital do Acre, houve registros de elevação do nível do rio, porém a situação ainda é preocupante devido à seca severa que afeta os moradores locais e, especialmente, a população ribeirinha.

Neste sábado, 21 de outubro, o nível do Rio Acre em Rio Branco atingiu a marca de 1,83 metros, representando um acréscimo de quase 40 centímetros em relação ao registrado na última segunda-feira, quando estava em 1,44 metros.

Ao longo da semana, o Rio Acre tem oscilado como uma verdadeira “gangorra” devido às chuvas em outras regiões do estado, que influenciam diretamente na cota da capital acreana. Houve momentos de subida e descida do nível do rio, chegando a atingir a cota de 1,86 metros na última quinta-feira.

Continua depois da publicidade

No entanto, é importante ressaltar que essa instabilidade no nível do rio é comum para esta época do ano e não diminui a preocupação com a prolongada estiagem. As chuvas regulares estão previstas apenas para dezembro. “Essas oscilações fazem parte deste período. Infelizmente, ainda teremos falta de chuvas. Nossa expectativa é que as chuvas regulares só cheguem em dezembro. Até lá, teremos apenas chuvas esporádicas. Por isso, continuamos monitorando e nos preocupando com o rio”, afirma Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.

Falcão alerta que é fundamental que a população permaneça atenta e adote medidas de precaução diante da escassez de água. “A conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos se torna ainda mais importante nesse contexto”, diz o militar.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress