RIO BRANCO
Rio Acre continua retraindo e famílias atingidas pela enchente podem retornar para suas casas em um semana, diz Defesa Civil
O Rio Acre atingiu a marca de 16, 35 metros na medição das 12h desta quinta-feira, 6. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o tenente-coronel Cláudio Falcão, a perspectiva é que o rio continue retraindo.
“Estamos a 3 metros acima da cota de alerta. A gente espera que, em torno de três dias, mais ou menos, possamos chegar numa cota de alerta. Claro que nesse período pode aumentar um pouquinho ou diminuir, mas o fato é que ele terá mais retração do que oscilações positivas”, diz o coordenador.
Falcão destaca ainda que com essa vazante, em uma semana as famílias podem retornar para suas casas.
“Na próxima semana a gente com certeza vai estar numa cota de segurança que pode, inclusive, levar as famílias de volta dos abrigos para suas casas”, afirma.
De acordo com o coordenador, ainda há previsão de chuvas, mas que não chegará a subir ao ponto de atingir a marca que atingiu no último domingo, 2, de 17, 72 metros.
“Tem chuva? Tem! Mas não que volte aquele cenário que nós tivemos no domingo passado, quando chegamos a 17,72. Para isso, esse ano não teremos mais expectativa que possa voltar. Não voltará”, conclui.