Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Rio Acre em alerta: Corpo de Bombeiros se prepara para enfrentar alagações no Acre

Publicado em

O Corpo de Bombeiros do Estado do Acre está em estado de atenção para lidar com possíveis alagações devido ao aumento do nível das águas do rio Acre, em Rio Branco. A decisão foi tomada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), coronel Charles da Silva Santos, após uma reunião com órgãos de monitoramento ambiental na sala de situação da Defesa Civil Estadual.

Segundo o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Eden Santos, as reuniões de acompanhamento do rio Acre ocorrem desde outubro de 2023, quando se inicia o período de probabilidade de cheias, mas os cuidados foram intensificados em janeiro. A reunião recente alinhou todos os níveis estratégicos e deixou as equipes prontas para qualquer necessidade.

O coronel Carlos Batista, responsável pela coordenação da Defesa Civil Estadual, afirmou que a atenção do Corpo de Bombeiros é uma precaução para melhorar o tempo de resposta diante de uma possível crise que deve atingir Rio Branco até o dia 20 de janeiro, conforme alerta emitido pelo Serviço Geológico do Brasil.

Continua depois da publicidade

Caso ocorra o transbordamento do rio Acre, serão adotadas novas medidas. “Todos os batalhões já elaboraram seus planos de operações, que estão prontos para atender às ocorrências. No caso de transbordamento, bombeiros que estejam de férias podem ser acionados para reforçar as operações. Isso ocorrerá quando for necessário retirar famílias de áreas de risco”, explicou o coronel.

A preparação e a prontidão do Corpo de Bombeiros são fundamentais para garantir a segurança da população em situações de risco. A atuação conjunta com outros órgãos e a antecipação das medidas demonstram o compromisso em proteger e prestar assistência às comunidades afetadas pelas possíveis alagações.

A população também deve estar atenta aos alertas e orientações das autoridades competentes, seguindo as medidas de segurança e buscando abrigo em locais seguros, caso necessário.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress