RIO BRANCO
Rio Acre em Alta: Cheia ameaça casas em Rio Branco

O Rio Acre segue em ritmo acelerado de subida, atingindo 13,84 metros na tarde deste domingo (9), segundo a Defesa Civil Municipal. A marca representa um aumento de quase 20 centímetros desde as primeiras medições da manhã, colocando a capital acreana em alerta para uma possível cheia.
A Defesa Civil monitora a situação de perto, com medições regulares ao longo do dia. As últimas marcações mostram uma elevação constante:
-06h: 13,66m
-09h: 13,76m
-12h: 13,79m
-15h: 13,81m
-18h: 13,84m
A cota de transbordamento do Rio Acre é de 14 metros, o que significa que o nível do rio está se aproximando perigosamente do ponto crítico. O bairro da Base já está sendo atingido pelas águas, mas, até o momento, nenhuma residência foi inundada. Outros bairros também estão em risco, como Ayrton Sena, Habitasa, Cadeia Velha e Seis de Agosto.
A elevação do nível do rio é impulsionada pelas fortes chuvas que caem no Acre, acima da média para o mês de março. O Riozinho do Rola, um dos afluentes do Rio Acre, também contribui para o aumento do volume de água.
A Prefeitura de Rio Branco está se preparando para a possibilidade de desalojamentos, montando 30 abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana para receber as primeiras famílias que precisarem deixar suas casas.
A situação exige atenção redobrada e medidas preventivas para evitar maiores danos. A Defesa Civil e a Prefeitura estão trabalhando para minimizar os impactos da cheia, mas é fundamental que a população se mantenha informada e siga as orientações das autoridades.
