Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Rio Acre em Crise: Erosão acelera e ameaça abastecimento de água e Mercado Velho

Publicado em

Foto: Val Fernandes/Assecom

Rio Branco enfrenta uma situação crítica com a rápida redução do nível do Rio Acre, que caiu de 11,59 metros para 4 metros em apenas nove dias. A Defesa Civil alerta que a oscilação, com a previsão de nova subida do rio nos próximos dias, intensifica a erosão em áreas já fragilizadas, como a Estação de Tratamento de Água (ETA I) e o Novo Mercado Velho.

A ETA I, responsável pelo abastecimento de água da cidade, sofre com o comprometimento da estrutura e corre risco de colapso. O prefeito Tião Bocalom decretou situação de emergência no local para agilizar as obras de recuperação, cujo projeto já foi finalizado e aguarda aprovação do Saerb.

No Novo Mercado Velho, a Passarela Joaquim Macedo, em obras de recuperação devido ao desmoronamento, também sofre com o impacto da erosão. Apesar dos trabalhos estarem dentro do cronograma, a situação exige atenção especial para garantir a segurança dos pedestres e a durabilidade da estrutura.

Continua depois da publicidade

O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, enfatiza a gravidade da situação: “A retração do rio agrava a erosão em áreas já desmoronando. É preciso agir rápido para preservar as estruturas que ainda estão de pé”.

A Defesa Civil trabalha em conjunto com o prefeito em exercício, Alysson Bestene, e o Saerb para encontrar soluções e minimizar os impactos da crise hídrica.

Confira a métrica do Rio Acre nos últimos nove dias:

-11,59 metros
-11,04 metros
-9,57 metros
-8,06 metros
-6,90 metros
-5,92 metros
-5,25 metros
-4,62 metros
-4,52 metros
-4 metros

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress