RIO BRANCO
Rio Acre: Mais de 2,5 metros de subida em 24 horas
O Rio Acre voltou a apresentar uma subida preocupante em Rio Branco, com um aumento de mais de 2,5 metros nas últimas 24 horas. O nível do rio saltou de 5,21m para 7,72m na manhã desta sexta-feira (10), segundo dados da Defesa Civil.
A rápida elevação do nível do rio acendeu o alerta da Defesa Civil, que monitora a situação de perto. O coordenador do órgão em Rio Branco, Cláudio Falcão, afirma que não há cota segura durante o período chuvoso. “Não temos cota segura neste período. A subida poderia ter sido ainda maior, já que em Capixaba o nível subiu mais de três metros”, destaca Falcão.
Ele lembra que em 2023, o Rio Acre subiu 6 metros em apenas 24 horas, o que poderia levar Rio Branco a ultrapassar a cota de transbordamento (14m). “O que venho alertando é que não há zona de conforto nesta época do ano”, reforça o coordenador.
Em meio à situação de alerta, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) fará a entrega formal do Parque de Exposições Wildy Viana para a prefeitura de Rio Branco nesta sexta-feira. A entrega faz parte do Plano de Contingência para o caso de enchentes na capital acreana, demonstrando a preocupação das autoridades com a situação.
A população precisa ficar atenta às informações da Defesa Civil e seguir as orientações para garantir a segurança durante este período de chuvas intensas.