Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Rio Acre recua mais 40 cm e afasta risco de transbordamento

Publicado em

O nível das águas do Rio Acre na capital acreana teve uma nova redução, caindo de 8,78 metros, cota registrada no dia anterior, para 8,38 metros na manhã desta quarta-feira (29), de acordo com a medida feita às 6 horas da manhã pela Coordenação Municipal de Defesa Civil de Rio Branco.

Em Assis Brasil e Brasiléia, as medidas marcaram em 5,47 m e 7,76 m, respectivamente, na manhã desta quarta. Já em Xapuri, o nível é de 7,42 m. No entanto, na primeira cidade, o movimento do rio, nesse momento, é de vazante, de acordo com os dados em tempo real transmitidos pela Agência Nacional de Águas (ANA).

As informações das últimas horas são animadoras para a população das áreas mais próximas às margens do manancial que já temia a possibilidade de transbordamento do rio na virada do ano, após as águas terem ultrapassado os 10 metros, se aproximando da cota de alerta.

Continua depois da publicidade

No começo da semana, o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, já havia dito que em razão dos últimos dados referentes ao nível do rio, o risco de transbordamento neste ano, como tinha sido anunciado anteriormente, estava descartado.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá também registrou redução de nível nos últimos dois dias, segundo a ANA, saindo da casa dos 10 metros registrados na última segunda-feira (27) para 9,37 metros na manhã desta quarta-feira (29), nível que é considerado normal para a época pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

O Boletim Hidrometeorológico do Acre, produzido e divulgado pela Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas do Acre (Semapi), que fornece dados detalhados do movimento dos rios acreanos e a previsão de chuvas, está desatualizado desde a última sexta-feira (24).

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress