RIO BRANCO (AC) – O nível do Rio Acre apresentou uma leve queda na medição das 12h desta segunda-feira (02), mas continua acima dos limites de atenção para a capital acreana. De acordo com o boletim atualizado da Defesa Civil, o rio registrou 15,43 metros, um recuo de 0,01 metro em relação à marcação das 9h, quando havia atingido 15,44 metros. A cota de alerta para a região é de 13,50 metros, e a de transbordo chega a 14 metros.
Nos últimos 24 horas, não houve registro de precipitação pluviométrica na área (0,00 mm), o que não foi suficiente para conter o avanço das águas que já afeta uma ampla área da cidade.
A crise hídrica impacta diretamente a população local: mais de 30 bairros urbanos e 23 comunidades rurais estão atingidos pela cheia. Destas localidades rurais, cinco demandam o uso de embarcações para realização de travessias e atendimentos básicos.
No Parque de Exposições, que funciona como abrigo temporário, estão acolhidas 30 famílias, somando 86 pessoas. O grupo inclui mais de 20 crianças, idosos, pessoas com deficiência e duas gestantes. A Defesa Civil prevê a chegada de pelo menos dez famílias adicionais ao longo do dia.
A maioria dos moradores no abrigo depende de iniciativas governamentais para garantir o sustento: 80% dos acolhidos recebem o Bolsa Família. Além do cuidado com as pessoas, a estrutura também atende aos animais de estimação das famílias – 19 pets estão acompanhando seus tutores e recebendo assistência junto ao local.









