RIO BRANCO
Rio Acre se aproxima do transbordamento: Alerta aumenta em Rio Branco

O nível do Rio Acre em Rio Branco segue em ascensão preocupante, atingindo 13,76 metros às 9h30 deste domingo (09), apenas 24 centímetros abaixo da cota de transbordamento (14 metros), segundo boletim da Defesa Civil Municipal.
As águas do rio já alcançaram o bairro da Base, mas ainda não há registro de casas inundadas. O aumento do nível é impulsionado pelas fortes chuvas que atingem o Acre, acima da média para o mês de março, e pelo volume de água vindo de seus afluentes, como o Riozinho do Rola.
A situação se agrava em outras regiões do estado:
-Plácido de Castro: O Rio Abunã está 39 centímetros acima da cota de transbordamento, com uma família desalojada até o momento.
-Sena Madureira: O Rio Iaco ultrapassou a cota de alerta (14 metros), atingindo 14,17 metros, e já causa inundações em alguns bairros. A cota de transbordamento é de 15,20 metros.
-Cruzeiro do Sul: O Rio Juruá alcançou 13,20 metros, e o governo do estado e a prefeitura se preparam para possíveis remoções de famílias.
Em Rio Branco, a Prefeitura intensificou os preparativos no Parque de Exposições Wildy Viana, montando 30 abrigos para receber as primeiras famílias que precisarem ser desalojadas.
A Defesa Civil e as autoridades locais monitoram a situação de perto e alertam a população para a necessidade de atenção e precaução, recomendando que se mantenham informados sobre as últimas atualizações e sigam as orientações das autoridades.










