RIO BRANCO
Rio Acre se aproxima dos 3 metros e Defesa Civil diz que expectativa é que continue aumentando
O Rio Acre amanheceu na marca de 2,98m, na manhã desta segunda-feira, 24, com esse nível o manancial está fora da cota de alerta máximo, que é de 2,69m, informou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão.
Ainda segundo Falcão, a expectativa é que o Rio continue aumentando, apesar das estabilidades que ocorrem. “Só hoje a gente saiu de novo da cota de alerta máximo, na semana passada, chegamos a 3,1 m, caímos para 2,62m e entramos na conta de alerta máximo. Lembrando que a cota de alerta máxima é 2,69m quando ficarmos, definitivamente, vários dias acima dessa cota sem baixar, ou seja acima de 2,70m, aí teremos saído de verdade dessa crise”, diz.
O coordenador explica ainda que o manancial ainda passa por uma instabilidade e que da mesma maneira houve o aumento de 14 cm nas últimas 24 horas, pode decrescer.
“Até o final do mês, vamos continuar nessa gangorra de sobe e desce, e dentro de uma cota perigosa ainda, mas iniciado novembro, onde tem chuvas mais regulares, aí nós teremos um nível elevado de uma maneira mais segura”, explica.
Falcão lembra ainda que outubro tem se mostrando um mês muito chuvoso, onde se tem 50% de chuva a mais do que era esperado para todo mês. Com isso, a expectativa também se encerre o mês com 100% a mais de chuva do que era esperado.
“Lembrando que o que é esperado é 152 milímetros e nós já ultrapassamos 200 mm, estamos lá na frente e talvez fechemos o mês com 300 mm que é o dobro do esperado para todo mês. Então, por enquanto, essa é a expectativa para os próximos dias, que é continuar com chuva. Nós temos previsão de chuva para hoje, amanhã, então, com isso, a gente vai modificando o cenário de seca e saindo desse período crítico e entrando em outro período crítico também, que é o das enchentes”, conclui.