Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Rio Acre se mantém abaixo dos dois metros há mais de três meses

Publicado em

Rio Acre é a única fonte de água para Rio Branco — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica

O Rio Acre amanheceu na marca de 1,44 metros, nesta terça-feira, 31, a menor marca para esta esta, já que na mesma época, em 2022, o manancial marcava 2,64 metros. Além disso, as oscilações ocorridas no mês de outubro não deram esperança de melhora, afirma o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o tenente-coronel Cláudio Falcão.

“A última vez que o rio marcou 2 metros, foi dia 20 de julho. De lá pra cá, ele se manteve abaixo dos dois metros, inclusive, por um período até longo, abaixo de um metro e meio”, disse o coordenador.

Continua depois da publicidade

Ele relembrou ainda que, no dia 1⁰ de outubro, o manacial chegou até 1,37 e acredita que neste mês não choveu os 150mm previstos.

“Com certeza não choveu tudo isso, eu vou fazer um balanço. E em relação ao rio, ele teve oscilações. Chegou a 1,37 metros e a 1,8. Hoje ele tá com um 1,50 metros e a expectativa para novembro é praticamente uma repetição do que aconteceu no mês de outubro. A gente ainda não vai ficar, significativamente, melhor. Nós estamos com um dos piores momentos da história, porque, mesmo sendo o ano passado o recorde, mas em outubro, final de outubro, a gente já estava bem melhor, a gente já estava acima de 3 metros e agora nós estamos com 1,5 metros”.

Continua depois da publicidade

Falcão reafirma que a expectativa é que no novembro chova, e já há uma previsão de chuva para quarta-feira, 1⁰, e no sábado, 4. Ele destaca também que o esperado para este mês eram 150mm de chuva e choveu 135mm.

“Possivelmente, vão acontecer essas chuvas ocasionais. Agora, essas chuvas de novembro também não vai resolver a questão da seca e é isso que a gente tem para o momento”, finaliza.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement