RIO BRANCO
Rio Acre se mantém abaixo dos dois metros há mais de três meses

O Rio Acre amanheceu na marca de 1,44 metros, nesta terça-feira, 31, a menor marca para esta esta, já que na mesma época, em 2022, o manancial marcava 2,64 metros. Além disso, as oscilações ocorridas no mês de outubro não deram esperança de melhora, afirma o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o tenente-coronel Cláudio Falcão.
“A última vez que o rio marcou 2 metros, foi dia 20 de julho. De lá pra cá, ele se manteve abaixo dos dois metros, inclusive, por um período até longo, abaixo de um metro e meio”, disse o coordenador.
Ele relembrou ainda que, no dia 1⁰ de outubro, o manacial chegou até 1,37 e acredita que neste mês não choveu os 150mm previstos.
“Com certeza não choveu tudo isso, eu vou fazer um balanço. E em relação ao rio, ele teve oscilações. Chegou a 1,37 metros e a 1,8. Hoje ele tá com um 1,50 metros e a expectativa para novembro é praticamente uma repetição do que aconteceu no mês de outubro. A gente ainda não vai ficar, significativamente, melhor. Nós estamos com um dos piores momentos da história, porque, mesmo sendo o ano passado o recorde, mas em outubro, final de outubro, a gente já estava bem melhor, a gente já estava acima de 3 metros e agora nós estamos com 1,5 metros”.
Falcão reafirma que a expectativa é que no novembro chova, e já há uma previsão de chuva para quarta-feira, 1⁰, e no sábado, 4. Ele destaca também que o esperado para este mês eram 150mm de chuva e choveu 135mm.
“Possivelmente, vão acontecer essas chuvas ocasionais. Agora, essas chuvas de novembro também não vai resolver a questão da seca e é isso que a gente tem para o momento”, finaliza.
