RIO BRANCO
Rio Acre segue baixando e famílias abrigadas em escolas começam a retornar para suas casas
O Rio Acre amanheceu na marca de 12,28 metros na manhã desta terça-feira, 12. O manancial chegou a marcar 17,84 metros tornando essa a segunda maior cheia já registrada na capital acreana, ficando atrás somente da de 2015, quando ele atingiu 18,40 metros.
Ao Na Hora da Notícia, o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), disse que com a baixa do nível 175 famílias já retornaram para suas casas.
“Estamos removendo as pessoas que estão nas escolas, as do Parque de Exposições ainda não temos um nível [do Rio] bom para retornarem. Estamos levando de volta as famílias atingidas pelas enxurradas dos igarapés”.
Perguntado sobre a possibilidade de uma nova subida no nível do Rio, o coordenador respondeu que existe sim o risco, mas não com transbordo.
“O risco do rio subir novamente existe, pode haver uma oscilação. Mas, provavelmente, ele não transbordará outra vez este ano”.
A cheia atingiu mais de 20 mil famílias e, na capital, escolas e o Parque de Exposições foram usados como abrigos públicos.