RIO BRANCO
Rio Acre segue em vazante, mas risco de enchente permanece em Rio Branco
Apesar de apresentar sinais de vazante nos primeiros dias de 2025, o Rio Acre em Rio Branco ainda inspira cautela. A cota do rio nesta sexta-feira, 3, está em 5,92m, segundo medição da Defesa Civil, afastando, por enquanto, o risco de enchente.
No entanto, o mês de janeiro é tradicionalmente marcado por um alto volume de chuvas na capital acreana e nos municípios da Bacia do Rio Acre, com previsão de 287,5 milímetros de precipitação.
O coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, Cláudio Falcão, alerta que a previsão de chuvas não é suficiente para determinar a ocorrência de enchentes. “A gente precisa analisar uma série de fatores, não apenas a chuva em Rio Branco, mas também na bacia do Rio Acre, incluindo Peru e Bolívia. Mesmo com chuvas dentro do esperado, a possibilidade de enchente é grande. Em 2024 e 2023, tivemos inundações severas mesmo com chuvas abaixo da média. Além disso, se as chuvas se concentrarem em um curto período, como 10 ou 15 dias, o risco de transbordamento aumenta”, explica Falcão.
A Defesa Civil mantém o monitoramento constante do Rio Acre, atenta aos níveis de água e às condições climáticas na região. A população deve ficar atenta às informações e orientações das autoridades, estando preparada para eventuais situações de risco.