Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Rio Acre segue em vazante, mas risco de enchente permanece em Rio Branco

Publicado em

Apesar de apresentar sinais de vazante nos primeiros dias de 2025, o Rio Acre em Rio Branco ainda inspira cautela. A cota do rio nesta sexta-feira, 3, está em 5,92m, segundo medição da Defesa Civil, afastando, por enquanto, o risco de enchente.

No entanto, o mês de janeiro é tradicionalmente marcado por um alto volume de chuvas na capital acreana e nos municípios da Bacia do Rio Acre, com previsão de 287,5 milímetros de precipitação.

O coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, Cláudio Falcão, alerta que a previsão de chuvas não é suficiente para determinar a ocorrência de enchentes. “A gente precisa analisar uma série de fatores, não apenas a chuva em Rio Branco, mas também na bacia do Rio Acre, incluindo Peru e Bolívia. Mesmo com chuvas dentro do esperado, a possibilidade de enchente é grande. Em 2024 e 2023, tivemos inundações severas mesmo com chuvas abaixo da média. Além disso, se as chuvas se concentrarem em um curto período, como 10 ou 15 dias, o risco de transbordamento aumenta”, explica Falcão.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil mantém o monitoramento constante do Rio Acre, atenta aos níveis de água e às condições climáticas na região. A população deve ficar atenta às informações e orientações das autoridades, estando preparada para eventuais situações de risco.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress