RIO BRANCO
Rio Branco: Abastecimento de Água deverá ser normalizado Até as 18h, segundo Saerb

A falta de água que atinge a capital acreana desde a quinta-feira, 13, devido à paralisação das Estações de Tratamento de Água (ETA I e II), deve ter um alívio ainda hoje. Segundo o presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, o fornecimento de água da ETA I deverá ser normalizado até as 18h desta sexta-feira, 14.
A previsão inicial de retomada do abastecimento não se concretizou devido às fortes chuvas que caíram na cidade, atrasando o cronograma das obras de reparo. A ETA I, responsável por 40% do abastecimento do Primeiro Distrito, está com os trabalhos de reparo quase finalizados.
“Finalizamos a instalação do flutuante com as bombas, está praticamente pronto. Falta apenas a parte da bomba que está na mecânica. Assim que for entregue, conectamos e descemos o flutuante. Acredito que até às 18h estará funcionando”, declarou Enoque Pereira.
A ETA II, que abastece o Segundo Distrito e algumas regiões do Primeiro, está sem captação de água desde terça-feira, 11, após um tronco de árvore ser arrastado pela correnteza do Rio Acre e danificar uma bomba flutuante. O Saerb está trabalhando em uma solução paliativa para tentar normalizar o abastecimento até a chegada de uma empresa de São Paulo, prevista para sábado à noite.
“Estamos tentando uma solução temporária. Se der certo, conseguimos religar ainda hoje”, explicou Pereira.
A população de Rio Branco espera que a previsão do Saerb se concretize e que o fornecimento de água seja normalizado o mais breve possível, para que a cidade possa voltar à sua rotina.
