RIO BRANCO
Rio Branco: Abastecimento de água retoma força com ETAs 1 e 2 operando a quase 80%

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou nesta segunda-feira, 17 de março, que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2 já estão operando com quase 80% da capacidade, reforçando o abastecimento de água na capital.
A ETA 1, que foi religada recentemente, é responsável por 40% do abastecimento da cidade. O prefeito destacou que a normalização do serviço será gradual e agradeceu a compreensão da população diante da situação.
“A produção de água chegou a 1.105 litros por segundo, o que representa quase 80% da capacidade. A população compreendeu a situação crítica que enfrentamos, que não tem a ver com gestão, mas com fatores climáticos”, explicou Bocalom.
Ele também mencionou que a água demora um pouco mais para alcançar as áreas mais altas da cidade devido às caixas d’água estarem vazias. A distribuição do volume de água está sendo feita de forma equilibrada.
Para completar a recuperação do sistema, uma nova bomba será instalada ainda hoje, o que permitirá atingir a capacidade total de 1.500 litros por segundo.
“Estamos instalando uma nova bomba hoje, e acredito que até a noite ela já estará em funcionamento. Se tudo correr bem, poderemos atingir os 1.500 litros por segundo necessários para a cidade”, afirmou o prefeito.
A retomada da operação das ETAs 1 e 2 é uma notícia positiva para a população de Rio Branco, que enfrentou dificuldades com o abastecimento de água nos últimos dias. A expectativa é que a cidade volte a ter o abastecimento normalizado em breve.
