Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Rio Branco cai em ranking de cidades empreendedoras

Publicado em

Criado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 traz Rio Branco na 69ª posição entre as cidades empreendedoras do Brasil com 5,65 pontos. O ICE é liderado por São Paulo.

Rio Branco desceu 7 posições em relação ao ICE 2022, quando ocupou a 62ª colocação. É uma situação ruim, mas se comparada com uma capital de menor porte, como Macapá (AP), o quadro piora: a capital amapaense é 9ª no ICE com 7,49 pontos.

Continua depois da publicidade

Rio Branco perde para Macapá inclusive em vários pilares do ICE, como em infraestrutura e mercado. O Amapá é o 2º em cultura empreendedora enquanto a capital do Acre é a 6ª.

O ranking leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório e o seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.

Continua depois da publicidade

São analisados ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso capital, inovação, capital humano, cultura empreendedora.

Economistas observam que o cenário não deve mudar muito em 2023, já abalado pela cheia dos rios, e que o Acre deve manter a chamada “economia do contracheque”.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement