RIO BRANCO
Rio Branco começa a aplicar dose de reforço contra Covid com intervalo reduzido de 5 para 4 meses
A Saúde de Rio Branco começou, nesta segunda-feira (20), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 com redução do intervalo mínimo necessário de quatro meses. Antes, esse período era de cinco meses após a segunda dose (ou da dose única, para quem tomou a vacina da Janssen).
A mudança ocorre após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar no sábado (18) a redução desse intervalo mínimo. O objetivo é ampliar a proteção contra a variante Ômicron, já que o reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, segundo informou.
A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, em entrevista à Rede Amazônica, disse que o intervalo reduzido já está valendo na capital acreana.
“Todas as pessoas que estão com o esquema completo e estão há quatro meses após a segunda dose podem se dirigir a uma de nossas unidades que será plicada essa dose de reforço”, disse.
A dose de reforço é aplicada em Rio Branco para pessoas com idade acima de 18 anos.
“Então, estamos vacinando com a dose de reforço em todas as Uraps e também no mutirão, que estamos com ele em vários bairros da cidade, fazendo casa a casa na zona rural. Então, todas essas ações estamos levando a 1ª, 2ª e reforço e da influenza também está disponível nas unidades e é importante que a população procure, porque estamos sofrendo com casos de gripe”, acrescentou.
Socorro alerta que quem tomou a segunda dose, ao procurar a dose de reforço, precisa apresentar a carteira de vacina.
“Todas as pessoas que iniciaram o esquema receberam a carteirinha e quando voltaram para a segunda, nós transcrevemos do sistema e vacinamos. Agora, para a dose de reforço tem que ter essa carteira. Só pode fazer com a carteira em mãos porque o sistema não voltou ainda à normalidade”, pontuou.
Megaoperação
Na terça (14), para tentar melhorar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Rio Branco lançou uma megaoperação de vacinação. São mais de 120 profissionais de saúde e nove vans que estão em pontos da capital levando todas as vacinas do calendário vacinal, incluindo o imunizante contra a Covid-19.
A ação faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Programa Nacional de Imunização Estadual (PNI-AC) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco.
A previsão é que o mutirão seja realizado por 10 dias, podendo ser prorrogado por mais cinco dias.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.021.379 doses na população até esta quinta (9), data da última atualização. Das doses, 566.240 pessoas tomaram a primeira dose, 420.673 a segunda, 12.193 a dose única e 18.411 a de reforço.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.