RIO BRANCO
Rio Branco em alerta: Situação de emergência é decretada na ETA I

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, decretou situação de emergência na área da Estação de Tratamento de Água (ETA I), responsável pelo abastecimento de 40% da capital. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 2, visa evitar um possível desabastecimento de água na cidade.
O decreto, nº 1619, foi motivado por um parecer técnico da Defesa Civil que apontou a erosão fluvial na margem do Rio Acre como uma ameaça à estrutura da ETA I. A erosão avança e coloca em risco a captação de água, comprometendo o fornecimento para milhares de moradores.
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), responsável pela gestão da água, já havia alertado sobre a situação crítica da ETA I. A decretação da situação de emergência visa agilizar as ações para conter a erosão e garantir o abastecimento de água para a população.
O decreto tem validade de 180 dias e entra em vigor imediatamente. A Prefeitura de Rio Branco espera mobilizar recursos e ações para solucionar o problema e evitar um colapso no sistema de abastecimento de água da capital.
