RIO BRANCO
Rio Branco recebe R$ 9,5 milhões para recuperação do sistema de água após enchente

A cidade de Rio Branco, no Acre, receberá R$ 9,5 milhões do Governo Federal para a compra de novas bombas centrífugas. O investimento é crucial para a recuperação do sistema de saneamento básico, severamente afetado pelo colapso das duas estações de tratamento de água (ETAs) durante a recente cheia histórica do Rio Acre.
Milhares de moradores da capital acreana sofreram com a intermitência ou a completa falta de abastecimento de água enquanto as ETAs I e II ficaram inoperantes devido às inundações. A liberação dos recursos, autorizada na segunda-feira (24), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), segue o reconhecimento da situação de emergência na cidade e a apresentação de um plano de trabalho pela Prefeitura de Rio Branco.
Embora o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) tenha anunciado a retomada das operações das ETAs em 15 de fevereiro, a compra das novas bombas é fundamental para garantir a estabilidade e a eficiência do sistema a longo prazo, prevenindo novos colapsos em situações de emergência. O investimento representa um passo significativo na reconstrução da infraestrutura de água potável de Rio Branco e na garantia do acesso à água para toda a população.
