RIO BRANCO
Rio Branco: Risco de crise hídrica após deslizamento em ETA-1 não é descartada

A Defesa Civil de Rio Branco, em conjunto com o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), realizou uma vistoria emergencial na Estação de Tratamento de Água I (ETA-1) na manhã desta terça-feira, 17, após um deslizamento de terra comprometer a captação de água. A situação coloca em risco o abastecimento da capital acreana e a possibilidade de decretação de situação de emergência não está descartada.
O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que o deslizamento afetou a estrutura da ETA-1, comprometendo o funcionamento do sistema de captação. “Estamos trabalhando em conjunto com o Saerb para encontrar soluções e evitar um colapso no abastecimento de água. A situação é grave e estamos avaliando a necessidade de solicitar ao prefeito a decretação de situação de emergência”, afirmou Falcão.
A preocupação se estende à ETA-2, que também será inspecionada pela Defesa Civil. “Com o início do período chuvoso, o risco de deslizamentos aumenta em toda a cidade. Se necessário, a ETA-2 também poderá ser incluída na decretação de emergência”, alertou Falcão.
O presidente do Saerb, Enoque Pereira, confirmou que o acesso à torre de captação da ETA-1 cedeu, danificando duas redes de captação e deixando apenas uma em funcionamento. A situação exige ações rápidas e eficazes para evitar uma crise hídrica em Rio Branco.
