Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Rio Branco sofre com rompimento de tubulação; abastecimento de água comprometido em diversos bairros

Publicado em

Foto: David Medeiros

Rio Branco, AC – Moradores de diversos bairros de Rio Branco enfrentam problemas no abastecimento de água desde a última segunda-feira, 1º de abril, devido ao rompimento de uma tubulação em frente ao Terminal Urbano da cidade. A situação afeta diretamente áreas como a Cadeia Velha e a Baixada da Habitasa, onde o fornecimento foi interrompido.

Equipes do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) estão mobilizadas no local desde a noite de ontem, trabalhando intensamente para conter o vazamento e reparar a tubulação danificada. A reportagem do ac24horas acompanhou os trabalhos na manhã desta terça-feira, 2, registrando o grande volume de água que escorria pela via enquanto os técnicos realizavam escavações e substituíam a tubulação.

Continua depois da publicidade

O engenheiro do Saerb, Edér Franco, explicou que o rompimento foi causado pelo desgaste natural da tubulação, que é feita de ferro fundido e já apresentava sinais de deterioração. “Esse tipo de material sofre desgaste ao longo do tempo por causa do próprio produto usado no tratamento da água, que acaba oxidando e comprometendo a tubulação. Estamos substituindo por tubos mais novos e resistentes”, detalhou o engenheiro.

A previsão inicial é de que o reparo seja concluído até as 16h desta terça-feira, desde que as condições climáticas permitam. “Ontem trabalhamos até meia-noite e retomamos cedo hoje. Se chover forte, pode atrasar, porque precisamos garantir uma compactação adequada da vala. Essa área recebe muita carga de veículos devido ao terminal, e um aterro mal feito pode causar novo afundamento e romper a rede novamente”, explicou Franco.

Continua depois da publicidade

O Saerb informou que o abastecimento de água nos bairros afetados será retomado assim que os trabalhos de reparo forem finalizados. A população local aguarda ansiosamente a normalização do serviço.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement