RIO BRANCO
Ruas de Rio Branco se transformam em palco com o Festival Matias de Teatro de Rua 2025

Em celebração à Revolução Acreana, a Cia Visse e Versa dá o pontapé inicial ao Festival Matias de Teatro de Rua 2025, transformando Rio Branco em um vibrante palco a céu aberto. A partir de hoje, 6 de agosto, a capital acreana se enche de cores, histórias e a magia do teatro, do circo, do mamulengo, da música e de toda a riqueza da cultura popular.
O Festival Matias, que se estende até 19 de agosto, não se limita a Rio Branco. A programação itinerante levará a arte para os municípios de Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre, promovendo um intercâmbio cultural entre artistas de todo o Brasil e valorizando os talentos locais.
Alenine Alencar, coordenador-geral do projeto, destaca a importância do festival como um encontro entre a arte pública e a comunidade. “O Festival Matias faz parte de um circuito nacional de teatro de rua, conectando-se com uma rede brasileira. Ele se multiplica em vários espaços, indo para municípios e comunidades, promovendo o diálogo com a cidade e incorporando diversas linguagens”, explica. Alencar ressalta ainda que o festival é um espaço de lazer público, onde a reflexão é um elemento fundamental.
A programação completa do festival está disponível na página @festivalmatiasdeteatroderua.
Oficinas Gratuitas:
O Festival Matias de Teatro de Rua oferece oficinas gratuitas em diversos municípios acreanos, entre os dias 6 e 19 de agosto. As inscrições, com vagas limitadas, podem ser feitas através do link disponível na bio do festival.
Realização e Apoio:
O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é realizado pela Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com SESC/Acre e Federação de Teatro do Acre (FETAC).
O evento conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNCAV), prefeitura do Bujari, por meio da Secretaria de Cultura Municipal; e da prefeitura de Plácido de Castro.
O projeto também recebe recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre); e Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).
Onde a Arte Vai Acontecer:
-Rio Branco: De 6 a 10 de agosto.
-Senador Guiomard: Nos dias 12 e 13 de agosto.
-Bujari: Nos dias 14 e 15 de agosto.
-Plácido de Castro e Vila Campinas: Nos dias 16 e 17 de agosto.
-Porto Acre: Para encerrar a jornada, nos dias 18 e 19 de agosto.
Artistas da terra e de outros estados:
Grupos do Acre:
-Boi Carion – Mâncio Lima
-Palhaço Pipoca – Plácido de Castro
-Grupo Experimental de Artes Vivartes – Rio Branco
-AcreAtiva Produções Culturais – Rio Branco
-Microbinho e sua trupe – Rio Branco
-Banda The Bubuias – Rio Branco
Grupos convidados de outros estados:
-Gabi Benedita – Arcoverde (PE)
-Trip Teatro – Rio do Sul
