RIO BRANCO
Samu recebe 13 trotes em duas horas e equipe é xingada durante ligações em Rio Branco

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 13 ligações em um intervalo de duas horas, na tarde deste sábado (27). Todas foram classificadas como trotes, já que nenhuma ocorrência era real. Durante as chamadas, a equipe plantonista foi alvo de diversos xingamentos, em Rio Branco.
Segundo informações obtidas com exclusividade pela reportagem, as 13 ligações ocorreram ao longo da tarde. Durante o atendimento, os plantonistas receberam apenas xingamentos e ofensas, inclusive direcionadas às médicas que tentavam, a todo custo, identificar se as chamadas eram verdadeiras ou se havia alguém necessitando de socorro médico. No entanto, as ligações continham apenas palavras de baixo calão e ataques à equipe.
Ainda conforme os relatos, a voz dos autores dos trotes aparentava ser de adolescentes, que repetidamente perguntavam se o número era do Samu e, em seguida, ofendiam os profissionais responsáveis pelo atendimento das ligações.
O estado do Acre ainda não dispõe de mecanismos eficazes para punir pessoas que realizam trotes aos órgãos públicos. Uma lei estadual chegou a ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre e sancionada pelo governador, porém não teve efeito prático durante sua aplicação.
Os trotes continuam ocorrendo, inclusive contra a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Até o momento, nenhuma legislação efetiva conseguiu combater esse tipo de crime de desinformação, que causa diversos prejuízos à população.
Durante o período em que as ligações falsas foram registradas — cerca de duas horas — outras ocorrências deixaram de ser atendidas pela equipe médica, o que resultou em pessoas ficando desassistidas. Isso inclui casos em que poderiam ter sido prestadas orientações ou atendimentos pelas ambulâncias de suporte básico ou avançado.
A equipe do Samu pede que a sociedade utilize o serviço de Atendimento Móvel de Urgência com mais consciência, acionando-o apenas em situações realmente graves e necessárias. Apesar das frequentes reclamações sobre a demora no atendimento, muitos desconhecem que uma das principais causas do atraso no envio das ambulâncias são os trotes, que congestionam as linhas telefônicas e prejudicam quem realmente precisa de socorro.








