RIO BRANCO
Seca deve perdurar até dezembro, diz Defesa Civil
Novembro iniciou atípico, enquanto nessa mesma época do ano, em 2022, o Rio Acre ultrapassava a cota de 3 metros, este ano, o manacial está muito abaixo de 1,50 metros.
A seca, de acordo com a Defesa Civil de Rio Branco (AC), se deve por causa do fenômeno El Niño, que causa a escassez de chuva que é prevista para esta época do ano.
Segundo o coordenador do órgão, o tenente-coronel Cláudio Falcão, esse período de seca deve perdurar até dezembro.
Em conversa com a equipe do Na Hora da, Falcão destacou que a situação de níveis baixo do rio já ocorre desde 2020.
No dia 1⁰ de novembro deste ano o manancial estava na marca de 1,42 metros, diferente da mesma época no ano anterior, quando estava com 3,02 metros. Neste sábado, 4, o Rio atingiu a cota de 1,46 metros, 1,72 metros a menos que esta mesma data há um ano, quando media 3,18 metros.
Situação deve ser ainda pior em 2024
O tenente-coronel alerta que a tendência é que, em 2024, vai agravar ainda mais, por conta da ausência de chuvas e mudanças climáticas.
De acordo com Falcão, toda situação que estamos passando agora, com o nível do rio muito baixo, nessa época do ano, nunca aconteceu.
“Nós estamos em novembro, quando, normalmente, era inverno, até bastante rigoroso, muita chuva e todo dia, inclusive, no dia de finados chovia. Isso mostra claramente a mudança que nós estamos. Tudo isso faz com que a gente ascenda a luz amarela, a luz vermelha e tudo mais, e façamos com que todos nós compreendemos essa situação e também a situação de estarmos planejando o futuro, de buscar soluções para mitigar e diminuir os impactos das futuras mudanças climáticas, tanto na época de cheia, aqui no caso do Acre, quanto na época de seca. Já que nós só temos essas duas estações, cheia e seca”, finaliza.