RIO BRANCO
Segunda maior cheia da história do Acre afeta moradores da Baixada da Sobral
A enchente do Rio Acre está causando grandes impactos nos bairros da Baixada da Sobral, em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil, essa é a segunda maior cheia já registrada no Estado do Acre. As medições do manancial no dia 3 de março mostraram que as águas do rio estavam relativamente estáveis, mas na manhã desta segunda-feira, 4, o nível subiu para 17,75 metros, tornando-se a segunda maior enchente da história do estado. A terceira maior alagação ocorreu em abril de 2023, quando o rio atingiu a marca de 17,72 metros.
Em apenas 12 horas, o nível do rio aumentou em 7 centímetros, passando de 17,68 metros para 17,75 na última medição. Com esse aumento, aproximadamente 20 bairros da baixada já foram afetados pelas águas, resultando no alagamento de 20 ruas até o momento. Algumas das ruas afetadas incluem a Rua C, Tião Natureza, Santa Rita, Estácio de Sá, Rua do Barro, Rua Rádio Farol, Travessa Hosana, Rua Itaipu, Beco do Abacaxi, Rua 16 de Junho, Rua 13 de Maio, Travessa das Mangueiras, Rua São Salvador, Rua Hosana, Campo Grande, Rua Boa União, Rua A e Avenida Sobral.
Além disso, nesta segunda-feira, o Acre recebe a visita dos ministros Waldez Góes, responsável pelo Desenvolvimento Urbano, e Marina Silva, encarregada do Meio Ambiente. Eles estão acompanhando de perto a situação e buscando soluções para ajudar a população afetada pela enchente.