RIO BRANCO
Semeia realiza sorteio de datas para cessão de espaços no Horto Florestal de Rio Branco

Rio Branco, AC – A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou nesta segunda-feira (25) o sorteio das datas disponíveis para a cessão de espaços no Horto Florestal, destinados à realização de exposições, bazares e eventos diversos.
O objetivo da iniciativa é otimizar o uso dos espaços públicos, democratizando o acesso para um maior número de pessoas, grupos da sociedade civil organizada e entidades.
Tailene Souza, do Departamento de Espaços Públicos da Semeia, explicou que o sorteio foi a forma encontrada para tornar o processo mais democrático e organizado: “O sorteio foi decidido pelos gestores da Semeia para ser uma forma mais democrática e organizada para que todos os segmentos possam utilizar os espaços do Horto Florestal. Esse sorteio será ampliado também para o Parque Ambiental Chico Mendes. Nesse período, temos alta demanda de igrejas, desbravadores, brechós, eventos de chá de bebê, eventos da saúde e eventos da SASDH. Precisamos organizar, e a forma melhor que nós achamos foi o sorteio.”
Além do sorteio, os interessados em utilizar os espaços do Horto Florestal devem cumprir as regras estabelecidas na portaria que regulamenta a cessão, conforme destacou o assessor jurídico da Semeia, Gabriel Nunes: “É basicamente uma forma de organização que foi consolidada junto da Secretaria adjunta para organizar e dar a possibilidade de todas as pessoas que tenham interesse de participar e usar o espaço público de uma forma organizada e mais consistente. Nessa portaria, prescrevemos sobre os sorteios, estabelecemos as regras do que pode e não pode trazer, como fogareiros e produtos inflamáveis, e as exigências para manter o bem-estar do parque, a organização e a limpeza.”
A portaria também prevê que, caso a Prefeitura de Rio Branco necessite utilizar o espaço em uma data já sorteada para outra entidade, a gestão municipal terá prioridade, sendo a data transferida para outro período.
Com essa iniciativa, a Semeia busca garantir o acesso igualitário aos espaços públicos do Horto Florestal, promovendo a realização de eventos diversos e a utilização consciente e organizada do local.









