RIO BRANCO
Servidores da Educação do Acre cruzam os braços por reajuste salarial

Rio Branco, AC – Em busca da retomada de 10% dos valores de referência em seus salários, servidores da rede estadual de educação do Acre paralisaram suas atividades nesta quinta-feira (4). A mobilização, liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), visa pressionar o governo estadual a atender a antiga reivindicação da categoria.
O ato, que busca reunir profissionais em frente ao novo prédio da Secretaria de Estado de Educação, no Palácio do Comércio II, em Rio Branco, para deliberação, ainda não teve impacto total nas escolas, segundo informações preliminares.
A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, conclamou os servidores a se unirem ao movimento por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. “Vamos cobrar uma postura desse governo para que devolva nossos 10%. Precisamos ter coragem de lutar e não aceitar sermos enganados e enrolados”, declarou.
Em resposta, o secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, informou em nota oficial que o governo se reuniu com representantes da categoria na terça-feira (3) para discutir as demandas. Ele explicou que a retomada dos 10% da tabela salarial está condicionada à publicação do Relatório de Gestão Fiscal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), prevista para 30 de setembro.
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) ressaltou os esforços do governo nos últimos anos para valorizar os profissionais da educação, como a entrega de notebooks a professores, o pagamento de abonos salariais, reajustes salariais e a contratação de novos professores. A SEE também destacou a implementação de um auxílio-alimentação e a realização de um concurso público com três mil vagas.
Apesar das ações do governo, a paralisação demonstra a insatisfação dos servidores com o atraso na recomposição salarial. O governo alega manter um diálogo transparente com a categoria, mas a pressão dos trabalhadores deve continuar até a divulgação do relatório fiscal, que pode definir o futuro da negociação.
