Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Servidores dizem que governo pretende terceirizar serviço de tomografia na Fundhacre com máquina do estado

Publicado em

Uma denúncia chegou até a redação do Na Hora da Notícia relatando que o governo do estado estaria preparando profissionais de uma empresa terceirizada para realizar exames de tomografia na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) com um aparelho do estado e não de uma empresa privada, como acontece em outras duas unidades de saúde.

Segundo a fonte, diferente dos aparelhos de tomografia do Pronto-Socorro de Rio Branco e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC), que são Empresa Especializada Centro de Diagnóstico por Imagem Drs. Maira e Marcos Parente LTDA – CEDIMP, o aparelho da Fundhacre seria do governo.

“No PS e no Into-AC tem aparelhos da CEDIMP, onde ela coloca seus funcionários para operarem, mas na Fundhacre o aparelho é do estado. Ele foi instalado e agora querem que a empresa terceirizada execute o serviço, sendo que não precisa. Pois na Fundação tem servidor capacitado e o aparelho é do estado, não havendo necessidade de outra empresa tomar conta do serviço”, enfatiza o denunciante.

Continua depois da publicidade

Uma nota da Fundhacre, enviada à redação, afirma que “desde o ano de 2012, parte dos exames de imagem diagnóstica como RNM, Tomografia computadorizada, USG, RX dentre outros, foram terceirizados via SESACRE junto a Empresa Especializada Centro de Diagnóstico por Imagem Drs. Maira e Marcos Parente LTDA – CEDIMP. O contrato firmado entre a SESACRE e CEDIMP encontra-se em plena vigência com quantitativos pré-estabelecidos para atender à população de todo o Estado do Acre, baseados em critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde conforme Portaria GM n° 1101, de 12 de junho de 2002(revogada), substituída pela Portaria nº 1.631, de 1º de outubro de 2015, com a mesma finalidade”.

A nota afirma ainda que ” A FUNDHACRE é hospital terciário que integra a Rede Estadual de Saúde, mas que, no entanto, não possuía um equipamento de tomografia instalado em suas dependências. Isso fazia com que toda a demanda oriunda de pacientes internados (leitos/UTI/Semi-Intensivas) fosse realizada nas dependências do Hospital de Traumatologia do Acre – INTO. Essa situação acarretava uma dificuldade operacional e riscos iminentes no transporte de pacientes com situações clínicas, por vezes, inviáveis para sua remoção”.

Contudo, a nota não fala sobre a questão de um aparelho do estado com funcionários capacitados para executarem os serviços ser terceirizado a uma empresa. Questionada sobre a situação de terceirizar um serviço em um aparelho público, a assessoria ficou de verificar a denúncia e retornar.

Veja a nota na íntegra:

SOBRE A TOMOGRAFIA DA FUNDHACRE

Desde o ano de 2012, parte dos exames de imagem diagnóstica como RNM, Tomografia computadorizada, USG, RX dentre outros, foram terceirizados via SESACRE junto a Empresa Especializada Centro de Diagnóstico por Imagem Drs. Maira e Marcos Parente LTDA – CEDIMP. O contrato firmado entre a SESACRE e CEDIMP encontra-se em plena vigência com quantitativos pré-estabelecidos para atender à população de todo o Estado do Acre, baseados em critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde conforme Portaria GM n° 1101, de 12 de junho de 2002(revogada), substituída pela Portaria nº 1.631, de 1º de outubro de 2015, com a mesma finalidade.

Continua depois da publicidade

A FUNDHACRE é hospital terciário que integra a Rede Estadual de Saúde, mas que, no entanto, não possuía um equipamento de tomografia instalado em suas dependências. Isso fazia com que toda a demanda oriunda de pacientes internados (leitos/UTI/Semi-Intensivas) fosse realizada nas dependências do Hospital de Traumatologia do Acre – INTO. Essa situação acarretava uma dificuldade operacional e riscos iminentes no transporte de pacientes com situações clínicas, por vezes, inviáveis para sua remoção.

Diante da situação posta e considerando a aquisição de um tomógrafo com instalação na FUNDHACRE, nos valemos da redação da cláusula segunda do contrato firmado com a SESACRE, qual seja:

CLÁUSULA SEGUNDA — DO LOCAL, PRAZO DE EXECUÇÃO E EQUIPAMENTOS – Subcláusula Primeira — Os serviços referidos no objeto deste termo deverão ser executados nas dependências de unidades hospitalares sob Gestão Estadual, conforme demanda da SESACRE a ser ordenada à CONTRATADA. Subcláusula Subcláusula Quarta — Os equipamentos e mobiliários que porventura já se encontrem nos locais de execução do objeto, de propriedade da CONTRATANTE, serão passados à guarda da CONTRATADA, devendo esta zelar por sua integridade e funcionamento, executar manutenções preventivas e corretivas e, ao término do contrato, restituí-los integralmente, da mesma forma como foram recebidos. Caso esta opte por não utilizar quaisquer equipamentos, deverá realizar o desmonte e a devolução imediata ao patrimônio da SESACRE. Insta frisar que ambas as unidades acima descritas deverão receber estrutura e equipamentos próprios, de modo que os serviços possam ser realizados no local, conforme Ordem de Serviço.

Assim, consideradas a vantajosidade, economicidade, eficácia e eficiência na realização do serviço, a Empresa em comento cumprirá o já estabelecido em Contrato sem que, para tal, tenha que se falar em terceirização por parte da FUNDHACRE.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress