Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Sesacre dará início a plano de ação preventiva para evitar surtos de coqueluche no Acre

Publicado em

Após casos de coqueluche serem notificados na Bolívia, país que faz fronteira com o Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) dará início ao plano de ação preventiva para evitar surtos da doença no estado.

Entre as ações estão: a capacitação de profissionais que atuam na região de fronteira para que saibam identificar, diagnosticar e tratar a doença de forma eficaz, caso tenha algum diagnóstico no território acreano.

Outra medida preventiva que será adotada na fronteira é a vacinação que, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, é a maneira mais eficaz.

Continua depois da publicidade

Recentemente, o Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia divulgou que 779 casos de coqueluche foram notificados no país. Diante da situação, a Sesacre inicia seu plano de ação e disse que, por enquanto, não há casos suspeitos no Acre.

Além disso o chefe da Vigilância em Saúde da Sesacre, Edvan Meneses, destacou que “o protocolo de manejo clínico também está sendo atualizado para refletir as diretrizes mais recentes no tratamento da doença. Além disso, o aprimoramento do procedimento de coleta, armazenamento e transporte de amostras é fundamental para garantir diagnósticos precisos e rápidos”, concluiu.

Com informações da assessoria

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress