Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Sessões de cinema adaptadas para autista serão exibidas todo mês em Rio Branco

Publicado em

Após algumas sessões realizadas, o cinema do Via Verde Shopping, o Cine Araújo, divulgou que as sessões cinematográficas adaptadas ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão exibidas uma vez por mês. A decisão foi tomada de acordo com as normas da Lei Estadual N° 3.965, sancionada em julho de 2022.

As sessões seguirão com as adaptações realizadas nas últimas sessões, voltadas para a comunidade com neurodiversidade, como a ausência de propagandas e trailers, luzes da sala acesas durante toda a exibição do filme, portas abertas para a circulação do público, volume do som adaptado à sensibilidade sonora dos ouvintes e temperatura mínima do ambiente adaptada. A programação será divulgada nas redes sociais do shopping e do cinema.

A Técnica em Assuntos Educacionais, Rauana Batalha, de 37 anos, autista e mãe de uma criança de 6 anos, que também é autista, acompanhou as últimas sessões adaptadas oferecidas e

Continua depois da publicidade
Rauana e sua filha, prestigiando uma das sessões adaptadas

falou sobre o que espera da programação mensal do cinema.

“Essa é uma iniciativa importante. Mas espero que não se restrinja a filmes infantis, porque é o que tem ocorrido. Os autistas também crescem”, disse Rauana, que desde o ano de 2019 realiza projetos voltados para a informação e sensibilização para a convivência com pessoas que têm um funcionamento neurológico diferente da maior parte da população.

Marcelo Cordeiro, coordenador do projeto Cine Teatro Recreio AC, que visa o lançamento de filmes na capital acreana, explica que as adaptações técnicas também podem ser realizadas durante as sessões de cinema independente. Para isso, é necessário equipamentos e tecnologias modernas para a qualidade das projeções.

“O projeto Cine Teatro Recreio, dentro das suas linhas de ação, pensa há muito tempo em sessões especiais de acessibilidade para públicos surdo-mudo, e também autistas”, finalizou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress