RIO BRANCO
Sisu 2023: cursos mais concorridos na Ufac são medicina, direito e engenharia civil
Os cursos de medicina, direito e engenharia civil são os mais concorridos pelos estudantes que pretendem ingressar na Universidade Federal do Acre (Ufac). Os dados são da sétima parcial da nota de corte da 1ª edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023, divulgados às 4h desta quinta-feira (23) pelo Portal Nacional da Educação (PNE).
Os candidatos que quiserem ser aprovados em medicina na Ufac precisam ter atingido entre 761,22 e 851,12 pontos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No caso do curso de direito, os interessados devem ter alcançado entre 745,69 e 781,11 no último Enem. Já o terceiro curso mais concorrido está com nota de corte de até 760,89.
A Ufac oferece 1.880 vagas pelo Sisu, sendo 862 vagas de ampla concorrência, 77 vagas para ações afirmativas e 941 vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Ao todo, 39 cursos na universidade do Acre participam do Sisu.
Na análise, o g1 considerou somente as modalidades de ampla concorrência (ou seja, as que não envolvem cotas para negros, pardos, indígenas ou ex-alunos de escolas públicas, por exemplo).
Em contrapartida, os cursos menos concorridos até a última parcial divulgada pelo Ministério da Educação são letras espanhol, engenharia florestal e letras francês, com notas de corte de 580,36, 580,50 e 583,08, respectivamente.
Até esta sexta-feira (24), o sistema vai recalcular as notas parciais todos os dias. O resultado da chamada regular deve ser divulgado no dia 28 de fevereiro.
Como funcionam as notas de corte?
Para consultar as notas de corte parciais, o candidato pode fazer uma busca pelo nome do curso, nome da instituição ou pelo município do campus de interesse no site do Sisu. Se o candidato estiver logado, ele verá também qual a sua posição na lista dos que já se inscreveram.
Cronograma do Sisu
- Inscrições: até dia 24 de fevereiro
- Resultado da chamada única: 28 de fevereiro
- Nota considerada: Enem 2022