Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Sisu 2024: Inscrições abertas no Acre para mais de 2.300 vagas em universidades

Publicado em

No Acre, um estado localizado na região Norte do Brasil, estão previstas 2.300 vagas para formação superior. Essas vagas serão disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá seu período de inscrições aberto entre os dias 22 e 25 de janeiro deste ano.

O Sisu é um sistema do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Neste ano, o Sisu passa a ter apenas uma edição anual, e serão ofertadas um total de 264 mil vagas em todo o país. As 2.300 vagas no Acre correspondem a 0,9% desse total.

Continua depois da publicidade

Para concorrer a uma vaga, os interessados devem se inscrever dentro do prazo estabelecido através do Portal Único de Acesso. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que são utilizados como critério de seleção, serão divulgados em 16 de janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As vagas oferecidas no Sisu são para cursos que terão início no primeiro e segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino. Ao todo, 127 universidades participarão do processo seletivo.

Continua depois da publicidade

É importante ressaltar algumas regras do Sisu. As vagas serão preenchidas exclusivamente de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, levando em consideração as notas obtidas no Enem 2023. O candidato não poderá escolher em qual semestre ingressar, pois isso dependerá da classificação no curso desejado. No entanto, com uma única inscrição, ele concorrerá às vagas disponíveis ao longo do ano inteiro.

Todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade dentro do período estabelecido no edital.

Para participar do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, não tenha zerado a prova de redação e não tenha participado do exame como treineiro.

Continua depois da publicidade

Uma novidade neste ano é a adoção das alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos inscritos no Sisu nesta modalidade serão classificados de acordo com seu desempenho no Enem e seu perfil socioeconômico, sendo primeiramente considerados na modalidade de ampla concorrência. Caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas que atendam ao seu perfil socioeconômico. O objetivo é beneficiar, de forma justa, os candidatos que realmente necessitam de políticas compensatórias para o acesso ao ensino superior.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement