RIO BRANCO
Superação e Resiliência: Jovem deficiente visual se forma em Direito na UFAC

Cruzeiro do Sul, no Acre, vibrou com a formatura de Bruno Feliciano, 25 anos, um exemplo inspirador de superação. Cego desde o nascimento devido a uma toxoplasmose congênita, Bruno realizou o sonho de se formar em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Cruzeiro do Sul. Sua jornada acadêmica, concluída em 2025, é uma demonstração de determinação, resiliência e do poder do apoio familiar e da inclusão.
A paixão pela advocacia surgiu aos 9 anos, inspirado por programas de TV e pelas visitas ao Juizado de Pequenas Causas, onde acompanhava seu pai. Dominando o Braille, Bruno superou os desafios da deficiência visual para ingressar na UFAC em 2020, no início da pandemia.
Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou a crucial questão do acesso a direitos previdenciários por pessoas com dificuldades de acesso à informação e tecnologia, demonstrando sua preocupação social. Embora tenha enfrentado obstáculos com materiais didáticos desatualizados, Bruno destaca o apoio fundamental dos professores, que adaptaram os materiais para sua acessibilidade. A professora Fabiana David Carlos, coordenadora do curso, teve papel crucial nesse processo de acompanhamento e suporte.
A jornada de Bruno foi impulsionada pelo apoio incondicional de sua família, especialmente de seu pai, que o incentivava diariamente, mesmo em meio às dificuldades. Sua noiva, Antônia Lívia, também estudante da UFAC, ofereceu suporte essencial com a formatação de trabalhos e digitalização de materiais, sendo sua madrinha na formatura.
A cerimônia de colação de grau foi um marco. Juramentista da turma, Bruno liderou o juramento do Direito, e sua escolha por descer a rampa sozinho, usando apenas sua bengala, simbolizou sua independência e força de vontade.
Com o diploma em mãos, Bruno se prepara para a prova da OAB, confiante em sua trajetória acadêmica impecável e na sua determinação para superar qualquer obstáculo. Sua história inspira e reforça a importância da inclusão e do acesso à educação para todos, independente das dificuldades.
