A Prefeitura de Rio Branco chegou a emitir um alerta na semana passada sobre o risco de uma epidemia da doença na Capital. O vírus da vez, o H3N2, é uma variante do vírus influenza.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, a contaminação pelo H3N3 pode evoluir para quadros mais graves. “Esse é um vírus que pode levar a algumas complicações na saúde da população, causando internações em que o caso pode se agravar, com algumas complicações, chegando a pneumonia e até mesmo a óbito”, disse a coordenadora.
Ainda de acordo com a coordenadora, a melhor forma de evitar a contaminação pelo vírus é se vacinando. “Nós temos a vacina que previne contra esse vírus. A vacina da influenza previne contra três vírus: H1N1, H3N2 e o vírus do tipo B, que são vírus que podem levar a maiores complicações. É importante que a população seja vacinada contra a influenza, porque os sintomas da covid-19 são parecidos e com a pessoa vacinada contra a influenza, dá uma precisão para o médico fazer um diagnóstico mais preciso, se é covid-19 ou a influenza”, explicou.
As vacinas contra a covid-19 e influenza estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município.