RIO BRANCO
Surto de virose faz escolas susperedem aulas em Rio Branco
Escolas da rede municipal e estadual de Rio Branco (AC) tiveram as aulas suspensas após funcionários e alunos apresentarem sintomas de diarréia e vômito.
Segundo apurado pela equipe, a escola municipal Anice Dib Jatene, localizada no bairro Geraldo Fleming, suspendeu as aulas por uma semana, pois de mais de 250 alunos matriculados, apenas 70 estavam frequentando as aulas e os demais os pais relataram a unidade estarem com sintomas de diarréia e vômito. Além dos alunos, os servidores da unidade também foram acometidos pela doença e também ficaram impossibilitados de trabalhar.
A mãe de um aluno da rede municipal, que prefere não se identificar disse que precisou levar o filho ao Pronto-Socorro, pois a criança estava com vários episódios de vômito e diarréia e não se alimentava direito.
“Até o soro que ele tomava era colocado pra fora. No PS, o médico disse que era uma virose e que vários casos estavam acontecendo na cidade. Fiz a medicação orientada por ele e meu filho melhorou”, disse a mãe.
Na rede estadual, a escola que a equipe teve ciência de que também suspendeu as aulas por conta dessa virose foi a Raimundo Hermínio de Melo, localizada no bairro Raimundo Melo.
Segundo informações outros gestores de escolas estaduais também estariam relatando casos semelhantes nas unidades e realizando a suspensão.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura para saber se eles tinha conhecimento dos casos e não obteve resposta. A assessoria da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) que informou que a situação não foi repassada pelos gestores à secretaria.
A assessoria da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) também foi procurada para saber se havia aumento no número de casos nas unidades de saúde da capital, mas a informação é que não tem dados de virose, pois é muito difícil dar números já que pode ser dengue, doença diarréica, Covid-19 ou ainda outro adenovirus.