Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

URAP Rozângela Pimentel abre aos sábados para atender aumento de casos de dengue e problemas respiratórios

Publicado em

Foto ilustrativa

A Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) Rozângela Pimentel, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco, agora estará aberta aos sábados para atender à população que necessita de cuidados médicos em meio ao aumento dos casos de dengue, Zika, Chikungunya e problemas respiratórios, incluindo os relacionados à Covid-19. O horário de atendimento será das 7h às 16h, a partir do próximo sábado (20).

Essa iniciativa da Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) visa reforçar a assistência à comunidade diante do expressivo aumento de casos das chamadas arboviroses, especialmente a dengue, que tem sido registrada em grande quantidade na capital desde o final do ano passado. O governo do estado relatou um crescimento de 106% no número de casos entre janeiro e dezembro de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Diante desse cenário, o governo decretou situação de emergência no Acre no último dia 5.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), foram notificados 1.880 casos de dengue entre o dia 1º e esta terça-feira (16) no Acre, sendo 844 casos notificados apenas em Rio Branco.

Continua depois da publicidade

Diante desse contexto, a URAP Rozângela Pimentel se torna mais uma opção para a população buscar atendimento diante da demanda crescente por serviços médicos. O atendimento estendido nessas unidades de saúde continuará enquanto persistirem os altos índices de notificações. “Para ampliar o atendimento, a URAP Rozângela Pimentel será nossa referência também enquanto durar essa procura da população”, destacou Tiago Cruz, da assistência à saúde.

Por outro lado, a situação dos leitos de UTI preocupa, com todos os leitos ocupados no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) nesta terça-feira (16). Além disso, as vagas de UTI também estão quase esgotadas no Hospital Santa Juliana e no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. A ocupação desses leitos é um reflexo direto do aumento da demanda por cuidados intensivos em decorrência das condições de saúde enfrentadas pela população.

É importante que a população esteja ciente dessas informações para buscar assistência médica quando necessário e tomar as medidas preventivas adequadas diante do atual cenário de saúde pública.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress