Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

UTI Pediátrica em Rio Branco lotada: 95% de ocupação

Publicado em

O Hospital da Criança Iolanda Costa e Silva, em Rio Branco, enfrenta uma grave crise em sua capacidade de atendimento pediátrico. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) em 17 de agosto revelam uma alarmante taxa de ocupação de 95% nos leitos de UTI pediátrica: 19 das 20 vagas estão ocupadas. A situação crítica se estende aos leitos clínicos pediátricos, com 55% de ocupação (39 de 70 vagas preenchidas).

Essa sobrecarga no sistema de saúde reflete o aumento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pediátrica no Acre. Desde 10 de maio, o estado vive sob decreto de emergência em saúde pública, em resposta à crescente demanda por atendimento médico infantil. A situação de emergência, que expira em 8 de agosto, destaca a fragilidade do sistema de saúde em lidar com picos de doenças respiratórias, principalmente em crianças.

Continua depois da publicidade

A alta ocupação dos leitos de UTI e clínicos indica uma potencial falta de recursos para atender a demanda crescente. A falta de leitos disponíveis pode resultar em atrasos no atendimento, afetando diretamente a saúde e o bem-estar das crianças acreanas. A situação exige uma resposta imediata e eficaz por parte das autoridades estaduais, com medidas para reforçar a capacidade hospitalar e implementar estratégias de prevenção e controle de doenças respiratórias. A população espera soluções urgentes para garantir o acesso a cuidados de saúde adequados para as crianças do Acre. A prorrogação do estado de emergência além de 8 de agosto parece inevitável, dada a atual situação.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement