Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

RIO BRANCO

Vacinação contra dengue é expandida no Acre devido à validade das doses

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre anunciou a ampliação da vacinação contra a dengue para a faixa etária de 6 a 16 anos em todo o estado. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações devido ao baixo número de doses aplicadas e à proximidade do vencimento das vacinas, que perderão a validade no próximo dia 30.

A nova recomendação foi enviada às Secretarias Municipais de Saúde e novas orientações serão fornecidas na próxima segunda-feira, 15 de abril. Anteriormente, a vacinação estava restrita a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo com maior número de hospitalizações por dengue, após os idosos, para os quais a vacina não foi liberada pela Anvisa.

A Nota Técnica assinada pela coordenadora estadual de Imunizações, Renata Quiles, menciona que a faixa etária de 6 a 16 anos está dentro da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para os adolescentes nessa faixa etária, está recomendado o esquema de duas doses com intervalo mínimo de 3 meses.

Continua depois da publicidade

A vacina contra a dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) em 21 de dezembro de 2023. Devido à capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório, foi necessário estabelecer critérios para a estratégia de vacinação. Na primeira fase de implantação no Acre, a vacinação contemplou inicialmente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos dos 11 municípios da Regional do Baixo Acre. Diante da baixa adesão nesse grupo, houve descentralização para os outros 11 municípios do estado, incluindo o Vale do Juruá.

Em Cruzeiro do Sul, a vacinação contra a dengue foi estendida para pessoas de 10 a 59 anos de idade, e o objetivo é aplicar todas as doses das 3 mil recebidas pelo município. O início da campanha ocorreu no dia 6 de abril.

Com a ampliação da faixa etária, espera-se que mais pessoas se beneficiem da vacinação contra a dengue, contribuindo para a prevenção e controle dessa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Propaganda
Advertisement